No início de 2009, o Projeto Criança e Consumo denunciou ao Procon a publicidade da promoção "Frasqueira da maquiagem Hello Kitty", das marcas Long Jump e Sanrio, feita nas Lojas Americanas.

frasqueira pop hello kittyAlém de dirigida ao público infantil, o que já pode ser considerado abusivo, a tal publicidade ainda era enganosa. Com frases do tipo “um acessório indispensável para as meninas fashions”, a campanha dava a entender que o produto poderia ser usado nas crianças.

No entanto, na etiqueta – minúscula - constava a informação de que o produto deveria ser usado apenas em bonecas. Essa ressalva não era feita em nenhum momento da publicidade e nem na oferta da maquiagem.

A empresa Long Jump, responsável pela campanha, foi multada pelo Procon em R$ 2.075,00. A multa foi confirmada em publicação no Diário Oficial, de 16 de abril  de 2011. A decisão ainda não é definitiva, pois cabe ainda à empresa apresentar recurso.

A multa reconhece que a publicidade colocou em risco crianças, que podem ter usado o produto de forma inadequada. Mais um exemplo da atenção que o Procon tem dado às questões relacionadas ao consumo infantil, atitude louvável e que deve ser comemorada.

Compartilhe :   
  1. Nara
    Nara em Quinta-feira 02 Junho 2011 12:43
    Pena que a multa foi insignificante!

Comentários encerrados.