Frei Betto na Cúpula dos Povos

Frei Betto, consumo e sustentabilidade

Frei Betto será a grande atração de uma mesa sobre “Infância, Valores e Sustentabilidade” que o Instituto Alana irá realizar durante a Cúpula dos Povos. Será no dia 21 às 13h00, no Auditorio Sindicato dos Engenheiros (Av. Rio Branco 277, 17º andar). O tema não é novidade para ele, que já participou do 3º Fórum Internacional Criança e Consumo em 2010 e é conselheiro do Instituto Alana, desde o início.

Desde então, o vínculo entre consumo, consumismo e sustentabilidade ambiental tem ficado cada vez mais claro. Focar na infância portanto é construir também sustentabilidade, já que são os valores transmitidos pelos adultos para as crianças que moldam as futuras gerações.

A luta no entanto é inglória, como bem frisou Frei Betto em artigo recente sobre a publicidade de alimentos não-saudáveis:

Enquanto famílias e escolas querem formar cidadãos, a publicidade investe na ampliação do consumismo.

Ainda em 2008, Frei Betto definiu a diferença sobre os apelos comerciais de sua juventude e os que as crianças atualmente estão expostas.

Para a lógica do mercado, criança tem duas vantagens como consumista: não tem discernimento e seduz o adulto. Cheguei aos 13 anos sem que o fator dinheiro entrasse em minha vida. Até hoje não sei a marca do tênis que usava. O máximo de consumo era pedir ao meu pai que trouxesse, ao retornar do trabalho, uma caixa de pregos para fixar meu carrinho de rolimã.

(…)

Criança não deve ser objeto de peças publicitárias. Para que se torne um adulto sadio, precisa é de afeto, estima, respeito (consciência dos limites) e mergulho em seu próprio universo onírico.

O debate certamente promete e o vínculo entre sustentabilidade, consumismo e infância é fundamental. Acompanhe esses e outros eventos em nossa programação oficial.