O que você acha de uma organização que pretende fiscalizar a ética da publicidade e assina por unanimidade um parecer como esse sobre uma denúncia da sociedade civil organizada? Na semana passada, a equipe do Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, recebeu com  espanto e  indignação o relatório do Conar a respeito de um questionamento sobre campanha do McLanche Feliz, veiculada em cinemas durante trailer do filme infantil "Rio" e que falava diretamente com crianças.

O caso, que repercutiu na imprensa e nas redes, levanta uma questão importante e que deve ser refletida com profundidade por todos nós. Hoje, o Conar é  considerado  a entidade mais importante na autorregulamentação do mercado publicitário, mas, além de não estar dando conta de coibir os abusos frequentemente verificados em todo o país,   mostrou-se totalmente descomprometido com a ética. 

Opine: o que você pensa sobre a ética na publicidade hoje? Como podemos coibir os excessos e proteger nossas crianças dos apelos comerciais? 

De hoje até 14 de julho, você pode escrever um post no seu blog e publicar o seu link nos comentários logo abaixo. Nós vamos divulgar as diversas opiniões e assim criar uma grande discussão sobre o tema.

Participe!

Ressaltamos que o objetivo do Projeto Criança e Consumo nesta blogagem coletiva é criar um espaço aberto para discutir a ética e a regulação de publicidade dirigida a crianças. As opiniões dos blogueiros participantes, enviadas por textos e fotos, não necessariamente correspondem ao posicionamento do Projeto Criança e Consumo.

Compartilhe :   
  1. Angélica
    Angélica em Quarta-feira 06 Julho 2011 15:33
    No mínimo infeliz esse parecer do CONAR. Pra mim, perdeu toda a credibilidade!
  2. amanditas1904
    amanditas1904 em Quarta-feira 06 Julho 2011 17:01
    Olá! Já que vocês estão convocando uma blogagem coletiva, nós podemos unir forças: haverá uma blogagem sobre democratização da comunicação (com a hashtag #democom) de 7 a 10 de julho. Acredito que discutir propaganda infantil é uma questão bastante pertinente, e que passa pela democratização da mídia. Para além do Conar nós podemos avançar numa legislação que permita a participação da sociedade civil organizada nesses espaços. Vocês querem se somar a nós? Agradeço pela atenção. Abraços
  3. Aretusa Reis
    Aretusa Reis em Quarta-feira 06 Julho 2011 17:33
    Uma pena esse arquivamento sem uma maior reflexão sobre o assunto. Quando eu li o relatório, fiquei com a sensação que foi a primeira vez que algo desse tipo chegou ao CONAR, mas tenno certeza que não.
    Também fiquei pensando que de certa forma as propogandas não ferem o que está disposto na lei que as regulamenta, é tudo feito dentro do previsto.
    Mas quem pensa um pouco, quem tem filho, quem estuda sobre o assunto percebe que tem algo não muito bom nessas propagandas e o CONAR não levar isso em consideração é estranhíssimo.
    Penso, Instituto Alana, teremos que encontrar outros meios de fazer valer nossa voz, de fazermos a sociedade pensar e refletir mesmo sobre o assunto e quem sabe assim, o CONAR nos escuta...
    Abraços,
    Aretusa
  4. Alessandra
    Alessandra em Quarta-feira 06 Julho 2011 19:25
    Minha gente, se nao estamos conseguindo falar com os responsáveis sobre o assunto vamos falar diretamente com quem manda: os pais.
    Vamos explicar pra eles o que isso significa e a importância deles nao comprarem produtos de empresas que derrespeitam nossas crianças e a nossa inteligência. Campanha!! Se nao ouvirem os profissionais vão ter que ouvir os pais que são aqueles que pagam pelo produto e tenho certeza que existe uma forma de encontrar um meio termo pra isso que seja justo
  5. Tirso
    Tirso em Quarta-feira 06 Julho 2011 23:04
    Não existe nenhuma proibição em anunciar mc lanche feliz no cinema. Este é um lugar onde as crianças estão com seus pais, que devem ensina-los sobre o valor da moderação.
  6. Lia Lauriano
    Lia Lauriano em Quarta-feira 06 Julho 2011 23:06
    O mais interessante de tudo isso é que isso agora já começa desde cedo, nós estudantes de publicidade só temos uma cadeira para ética o que precisamos é que se entenda que tem que ter uma qualificação do comunicador para que um dia não tenha que existir um conselho de regulamentação que só está a serviço de um sistema desregulado que vê em criança ao invés de sonhos, consumidores. É lamentável ver que casos como este aconteçam e mais lamentável ainda é ter publicitário que sejam capazes de "comprar" crianças.Acho que seria o caso de pensar em uma petição on line pedindo o não arquivamento do caso.
  7. José Maurício
    José Maurício em Quarta-feira 06 Julho 2011 23:37
    Não consigo pensar num único argumento realmente ético de defesa da publicidade infantil. Dizer que não é ilegal não é a mesma coisa que dizer que é certo ou ético. Trata-se de falta de ética pura e simples. Aliás, acho até bem complicado conciliar com a ética uma atividade que tem por especialidade esconder o que é ruim e ressaltar o que é "bom". Além de voltar os desejos das pessoas para o consumismo... Em tempo. Ética é o ramo da Filosofia que analisa valores. O certo e o errado nas atitudes humanas. Código ética profissional só é ético no nome. Trata-se apenas de regras corporativas, nada mais.
  8. Carolina Mendes
    Carolina Mendes em Quinta-feira 07 Julho 2011 11:07
    Nosso muito obrigada a todos que comentaram! Para amandita1904: vamos checar a viabilidade de apoiar a blogagem de vocês. Obrigada pela dica :)
  9. Amanditas
    Amanditas em Quinta-feira 07 Julho 2011 16:01
    Oi Carol, valeu! Vou publicar um texto sobre consumismo e infancia também. Mas olha, vocês podiam criar uma hashtag pra facilitar a busca no twitter, no facebook, no google, etc... Assim que eu terminar meu post, eu coloco aqui. Abraços
  10. Felipe CAze
  11. Antonia Tavares
    Antonia Tavares em Sábado 09 Julho 2011 17:28
    As agências de publicidade deveriam preocupar-se mais com os comerciais dirigidos à infância, que são elaborados sem quaisquer critérios éticos, a pedido dos fabricantes de produtos alimentícios, brinquedos etc.! O que interessa, apenas, é vender, vender e vender ! Não importa se, assim, estão incentivando crianças a serem futuros adultos compulsivos por compras !
  12. luciana
    luciana em Sábado 09 Julho 2011 21:48
    vou participar também. publicarei sobre o incentivo ao consumismo.mto boa a iniciativa.parabéns!
  13. Marcelo Inácio de Sousa
    Marcelo Inácio de Sousa em Domingo 10 Julho 2011 15:14
    Texto sobre a campanha publicado:
    http://www.todososnomes.com.br/2011/direitos/o-que-voce-pensa-sobre-a-etica-na-publicidade-hoje/
    por tabela, também reproduzido no Twitter e no Facebook. Vamos debater a autorregulamentação!
  14. Amanda
    Amanda em Domingo 10 Julho 2011 23:47
    Olá!
    O meu post está pronto: Só os publicitários têm liberdade? Regulamentação já!

    http://amanditas.wordpress.com/2011/07/11/so-os-publicitario-tem-liberdade/

    Abraços
  15. Fernanda Agapito Simões
    Fernanda Agapito Simões em Segunda-feira 11 Julho 2011 16:52
    Um ABSURDO!!! Fiquei até envergonhada diante de tanta ironia e ignorância! Com argumentos sem base científica, o CONAR mostrou-se imparcial e despreparado diante do quadro alarmante de Obesidade Infantil no Brasil.
  16. Letícia Naísa - equipe
    Letícia Naísa - equipe em Quarta-feira 13 Julho 2011 17:34
    Agradecemos as manifestações de apoio, solidariedade e força. É dessa forma que sabemos estar no caminho certo! Ficamos muito contentes e motivados a fazer cada vez mais. Por conta da intensa participação de vocês e atendendo a pedidos, estendemos o prazo da nossa blogagem coletiva para a próxima terça-feira, dia 19. Participem!
  17. Instituto Sidarta
    Instituto Sidarta em Quinta-feira 14 Julho 2011 17:29
    Não podíamos deixar de participar também. Aqui estánosso post - http://www.sidarta.g12.br/blog/?p=2293 - onde buscamos comentar sobre a partipação dos pais na preservação da infância.
  18. Letícia Naísa - equipe
    Letícia Naísa - equipe em Quinta-feira 14 Julho 2011 17:38
    Instituto Sidarta, obrigada pela participação! Ficamos muito contentes com o apoio!
    Segunda-feira comentaremos todos os novos posts.
    Bjs.
  19. Aliança Pela Infância
    Aliança Pela Infância em Terça-feira 19 Julho 2011 13:04
    Apoiamos este debate e fizemos um post especial em nosso blog.

    Segue o link: http://aliancapelainfancia.wordpress.com/2011/07/19/alianca-pela-infancia-participa-de-blogagem-coletiva-do-projeto-crianca-e-consumo/

    Parabéns pela iniciativa!

Comentários encerrados.