Cansada de só ver as costas dos filhos jogando videogame ou seus rostos iluminados pela luz do laptop, a jornalista inglesa Susan Maushart resolveu desconectá-los por seis meses. E, eles não só sobreviveram ao experimento, como também abraçaram a ideia. O resultado, que ela conta em matéria do The Guardian e no livro “The Winter of Our Disconnect”, foi positivo.

A jornalista enfrentava o que muitos pais veem hoje em suas casas: famílias que não convivem ou interagem no ambiente real, mas que estão o tempo todo conectados com o mundo exterior através do virtual. Foram seis meses sem computador, internet, videogames, TV e celulares – pelo menos dentro de casa. Nesse tempo, fizeram refeições juntos e conversaram mais, além de fazerem programas de lazer em família. Além disso, foram confrontados com novas reflexões, como o encontro do tédio – que Susan acredita ser essencial para a criatividade - e a procura de formas para superá-lo.

Para a jornalista, os pais estão muito permissivos e, na busca de dar o melhor aos filhos, acabam cedendo aos apelos da indústria de eletrônicos e seus constantes lançamentos de novas tecnologias, que obrigam os consumidores a estar sempre se atualizando. O conselho que ela dá aos outros pais é: não tenham medo de impor limites e nunca subestimem a capacidade de adaptação dos jovens.

Compartilhe :   
  1. ana cláudia bessa
    ana cláudia bessa em Quinta-feira 13 Janeiro 2011 10:33
    Interessantíssima esta atitude desta mãe! E que importante lição ela passa.
    Mas o problema e fiquei curiosa de saber se é citado no livro como ela fez isso: teve que trabalhar fora como a maioria das mães, e o pai trabalha fora, eles tem horários flexiveis? Enfim, tem toda uma logísitca necessária para manutenção de um plano como este que é justamente o calcanhar de Aquiles da maioria das famílias. As famílias precisam repensar as prioridades no momento que os filhos chegam e aceitar que é inviável manter a vida da mesma forma de antes. Isso já ajudaria muitos pais a ter uma postura diferente em relação ao filhos.
  2. Equipe Projeto Criança e Consumo
    Equipe Projeto Criança e Consumo em Quinta-feira 20 Janeiro 2011 15:19
    Olá, Ana Cláudia, agradecemos a sua participação e convidamos você a seguir contribuindo com as discussões no Blog. Um abraço!

Comentários encerrados.