Dicas para um Dia das Crianças menos consumista

Nesta semana, pedimos para os nossos seguidores no Twitter e no Facebook refletirem sobre um Dia das Crianças mais criativo e menos consumista e que mandassem as suas dicas de como comemorar a data para a gente! As dicas e programas são ótimos e mostram que o Dia das Crianças pode ser uma ocasião para celebrar a infância e para promover muitas brincadeiras, sem que a data seja aliada a compra de presentes.

O @RiqueFranca, por exemplo, convidou todos que estiverem em João Pessoa para participar de um Super Encontro de Dia das Crianças, na orla, com um grande grupo de amigos. Para a @maedemerda, a data será celebrada em um bosque, tirando fotos e brincando no balanço! Para a @ellychagasbr, o Dia das Crianças é sempre uma vivência cultural. Este ano, ele vai ser comemorado no show gratuito do Palavra Cantada, no Ibirapuera. Já para a @UniversoMaterno, o filho nem sente muito o Dia das Crianças, já que faz parte constante de passeios, teatro e muitas brincadeiras em família!

Muitas foram as dicas de programas com a família: a @bagagemdemae vai passar uma tarde bem gostosa de churrasco entre amigos, e lembra: “vai rolar um presentinho, mas o mais importante é estar junto!” Os filhos da @ProfessoraIvana também ganham um presente, mas refletem sobre o consumismo e o excesso de brinquedos e vão doar alguns de seus brinquedos para uma creche. A dica da @ClaraTorrez é a construção de presentes: “presentes artesanais com co-participação da criança são ótimos meios de passar o dia das crianças.”

A @andreagiogini vai celebrar a data com leitura! “A gente tem o “mal” costume de ler os livros e doar para bibliotecas. Então, já pegamos livros nas bibliotecas também”. E a @ciadasmaes fez um post especial sobre o assunto: “será que talvez não seja justamente uma oportunidade de mostrarmos às crianças que as datas comemorativas não são legais só por causa dos presentes? Que independente do valor, da marca, do tamanho, da quantidade de presentes, bacana mesmo é se divertir e aproveitar os bons momentos com alegria?” Vale ler as dicas dela por !

A Antonia Tavares deixou para a gente um depoimento de suas lembranças de Dia das Crianças, quando usava a casca de melancia para fazer bonecas, e ficava muito feliz com o resultado! Ela dá sua dica: “precisamos despertar, nos pequeninos, O GOSTO PELA CRIATIVIDADE, para que se sintam, realmente, felizes! Mas, não aquela felicidade passageira, que dura, apenas, 10 minutos, enquanto desembrulham seus presentes!” E o Sergio Gonçalves deixou uma verdadeira lista de reflexões sobre a criança e o brincar:

1. Uma criança precisa brincar de forma criativa: fazer, tomar iniciativas, compartilhar – é preciso ter muito cuidado com a TV e a Internet.

2. Lugar próprio para criança é jardim, e quintal, é brincar com árvores, sujar-se na terra, jogar bola, pular cela, não é andar no shopping-center.

3. Os país precisam participar das brincadeiras. Sempre que possível, construir brinquedos.

4. Criança quer casa, não quer apartamento.

5. Lugar de criança é na rua, com paz, sem bandidos e sem automóveis.

Obrigado a todos pelas dicas! São, com certeza, formas valiosas de passar o feriado, estimulando valores menos consumistas e mais afetivos. Feliz Dia das Crianças!