Indústria cria embalagem luminosa

Não bastassem os brindes e as embalagens com personagens tipo Shrek, Ben 10 e Hello Kitty, agora os fabricantes querem literalmente iluminar seus produtos para atrair a atenção do consumidor – em especial das crianças.

Uma nova tecnologia para embalagens foi anunciada na CES, a maior feira de eletrônicos do mundo, realizada de 6 a 9 de janeiro em Las Vegas.  Trata-se de LEDs que são acionados com a aproximação do consumidor, por indução magnética. A novidade foi pensada para a indústria de alimentos.

Não por acaso a indústria de embalagens investe tanto nessas descobertas tecnológicas – elas têm um papel importante nas decisões de compra. Segundo pesquisa da TNS de 2007, os fatores que mais influenciam as crianças brasileiras nas práticas de consumo são associação de produtos a personagens famosos, brindes, jogos e embalagens chamativas.

A consultora inglesa da OMS Corinna Hawkes tem se debruçado nessa questão e já escreveu a esse respeito. O grande perigo está quando o fabricante quer fidelizar seu público, incluindo crianças, sem necessariamente esclarecer quais são os impactos do consumo daquele produto. Entenda mais neste link.

Abaixo, vídeo mostrando como as novas embalagens funcionam.