Dia Mundial do Consumidor

Hoje, dia 15 de março, está sendo comemorado o Dia Mundial do Consumidor. A data nasceu para promover a reflexão dos direitos e do tratamento dado aos consumidores. Mesmo com a aplicação do Código de Defesa do Consumidor – um dos códigos mais avançados do mundo – problemas com publicidade enganosa ou abusiva ainda são recorrentes.

A data é uma oportunidade de refletir sobre os desafios que o Brasil ainda tem de enfrentar para de fato se tornar um país que respeita e cuida de forma plena de seus cidadãos.

Muitas organizações realizarão eventos por ocasião do dia. A ESMP (Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo) e a Faculdade de Direito da USP farão uma homenagem aos juristas que contribuíram para a consolidação do direito do consumidor brasileiro, com apoio cultural do Idec.

Vale lembrar que o Projeto Criança e Consumo também comemorará a data. No dia 16 de março, será realizado na PUC-SP um debate sobre o consumismo e a publicidade infantil, com a exibição do documentário “Criança, a Alma do Negócio”.

Leia a nossa newsletter especial sobre os 20 anos de Código de Defesa do Consumidor.