O World Nutrition Rio 2012, congresso sobre alimentação e saúde coletiva, acontece entre 27 e 30 de abril, no Rio de Janeiro.  O tema geral do evento, organizado pela Associação Mundial de Nutrição e Saúde Pública (WPHNA) em parceria com a Associação brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (ABRASCO), é “Conhecimento, Política e Ação”, discutindo as macrodeterminantes da alimentação e nutrição e as possibilidades de atuação da sociedade civil na questão.

Grandes nomes da nutrição e saúde participam do debate. Corinna Hawkes, analista de Políticas em Alimentação e Nutrição e autoridade mundial no que diz respeito aos impactos do marketing na mudança dos hábitos alimentares, é uma das presenças internacionais do WN 2012 e se junta a especialistas brasileiros como Marcelo Gomes Sodré, procurador do Estado de São Paulo, Edgard Rebouças, professor da Universidade Federal do Espírito Santo, e Carlos Monteiro, professor da USP. A diretora do Instituto Alana, Isabella Henriques, também fará parte de uma mesa com representantes da OPAS e a advogada Ekaterine Karageorgiadis vai coordenar o Grupo de Trabalho sobre participação das organizações da sociedade civil na formulação de políticas públicas junto com Claudio Schuftan, do WPHNA, e Graziela Tanaka, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).

O debate acontece no Brasil em um momento oportuno. Na semana passada, o Ministério da Saúde divulgou uma pesquisa que mostra a realidade do aumento de peso da sociedade brasileira.  O estudo revelou que a proporção de pessoas acima do peso no Brasil avançou de 42,7%, em 2006, para 48,5%, em 2011. No mesmo período, o percentual de obesos subiu de 11,4% para 15,8%. O quadro crítico mostra a necessidade de se discutir ações de prevenção e de formação de hábitos alimentares saudáveis nos diversos âmbitos da sociedade para reverter esse crescimento.

Compartilhe :   

Comentários encerrados.