Em junho, o Rio de Janeiro recebe a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que vai debater sobre ações e políticas para as próximas décadas relacionadas à economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza e à estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.

O tema do consumismo infantil fará parte da programação oficial, com um side event fechado a organizações credenciadas pela ONU sobre Consumismo Infantil, Publicidade e Sustentabilidade, que acontece no dia 13 de junho, das 11h30 às 13h, no RioCentro. Haverá exibição do documentário “Criança, a alma do negócio”, seguida de palestras de Ana Maria Wilheim, do Instituto Akatu, Mariana Ferraz, do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), Roseli Goffman, do Conselho Federal de Psicologia, Ute Craemer, da Aliança pela Infância, Ana Claudia Bessa, do Movimento Infância Livre de Consumismo, e Gabriela Vuolo, do Instituto Alana. 

A mesa vai debater a relação entre o consumismo infantil e a sustentabilidade, já que o nosso padrão de consumo interfere diretamente na exploração dos recursos naturais e na quantidade de lixo que produzimos. O problema do consumismo infantil é global e os atuais apelos mercadológicos vão contra qualquer esforço para um consumo mais consciente e equilibrado, que possa promover uma diferença no cuidado com o planeta.

Compartilhe :   
  1. Maria Christina Monteiro
    Maria Christina Monteiro em Quinta-feira 17 Maio 2012 15:41
    É possivel assistir ?
  2. Monique
    Monique em Quinta-feira 17 Maio 2012 18:46
    Essa palestra será aberta ao publico?? Estou fazendo minha monografia sobre esse assunto e fiquei interessada .
  3. Bia Barbosa
    Bia Barbosa em Quinta-feira 17 Maio 2012 20:59
    Excelente notícia. Parabéns ao Alana por conseguir "furar o bloqueio" e pautar este tema tão importante dentro da Conferência oficial. Na Cúpula dos Povos, evento paralelo da sociedade civil, também discutiremos a pauta da comunicação na formação de valores e da oponião pública.
  4. geni pereira da silva
    geni pereira da silva em Terça-feira 22 Maio 2012 11:11
    Tenho projeto para crianças e adolescentes de comunidades carente,
    sobre saúde bucal e arte.A educação e prevenção é feito de forma lúdica com excelente resultados.Atuo como voluntária há 10 anos nas comunidades do Leme RJ

Comentários encerrados.