Suri, ícone de consumo

Vocês já viram foto da pequena Suri, filha lindíssima dos atores hollywoodianos Katie Holmes e Tom Cruise? Aos 4 anos, ela estampa páginas de jornais, revistas e sites e ocupa o primeiro lugar da lista dos bebês mais influentes do mundo.

Sem entrar no mérito se bebês podem ser ou não realmente  influentes, a questão é que a menina Suri tornou-se ícone fashion e uma consumidora voraz. Recentemente ganhou dos pais um cartão de crédito para fazer “suas próprias” compras e “aprender o valor do dinheiro desde cedo”.

Por que uma criança tão pequena precisa aprender a fazer conta é que é difícil de explicar, afinal, criança que é criança ocupa seu tempo brincando e aprendendo com o mundo ao seu redor.  Dinheiro e mesada são assuntos para tratar com meninos e meninas que já sabem ao menos ler e fazer conta!

Ao invés de refletir sobre os padrões exacerbados de consumo e diminuir a ansiedade por comprar cada vezes mais, muitos têm legitimado o consumismo como padrão de conduta, contribuindo para a insustentabilidade das relações econômicas e sociais e para a degradação do meio ambiente. Tom Cruise e Katie Holmes bem que podiam usar a fama a favor de uma “causa” mais significativa que não fosse a do mercado…