Vocês já viram foto da pequena Suri, filha lindíssima dos atores hollywoodianos Katie Holmes e Tom Cruise? Aos 4 anos, ela estampa páginas de jornais, revistas e sites e ocupa o primeiro lugar da lista dos bebês mais influentes do mundo.

Sem entrar no mérito se bebês podem ser ou não realmente  influentes, a questão é que a menina Suri tornou-se ícone fashion e uma consumidora voraz. Recentemente ganhou dos pais um cartão de crédito para fazer “suas próprias” compras e “aprender o valor do dinheiro desde cedo”.

Por que uma criança tão pequena precisa aprender a fazer conta é que é difícil de explicar, afinal, criança que é criança ocupa seu tempo brincando e aprendendo com o mundo ao seu redor.  Dinheiro e mesada são assuntos para tratar com meninos e meninas que já sabem ao menos ler e fazer conta!

Ao invés de refletir sobre os padrões exacerbados de consumo e diminuir a ansiedade por comprar cada vezes mais, muitos têm legitimado o consumismo como padrão de conduta, contribuindo para a insustentabilidade das relações econômicas e sociais e para a degradação do meio ambiente. Tom Cruise e Katie Holmes bem que podiam usar a fama a favor de uma “causa” mais significativa que não fosse a do mercado...

Compartilhe :   
  1. A
    A em Quarta-feira 12 Janeiro 2011 17:33
    Qual o fundamento disso:"Dinheiro e mesada são assuntos para tratar com meninos e meninas que já sabem ao menos ler e fazer conta!"??

    E o que tem demais defender a "causa" do mercado? Muitos grandes pensadores fizeram isso... o problema é o mercado ou o consumismo?
  2. Bruno Thillberg
    Bruno Thillberg em Domingo 20 Fevereiro 2011 17:17
    A pequena Suri Cruise é apenas um reflexo dos pais e da situação econômica decadente dos Estados Unidos.O problema do consumismo exagerado não se limita apenas aos lares,é algo político onde o Lobby manda:Você é aquilo que você tem,se você for alguém pode comprar o que quiser e será respeitado (invejado) por isso.

    Será muito necessário ensinar as crianças sobre o efeito maléfico do consumismo,mas é importante também que se reeduquem os pais,porque não adianta a mãe desligar o notebook da Barbie da filha por duas horas e passar a madrugada inteira na frente da Fnac pra comprar o novo Ipad. Crianças consumistas são apenas reflexos de pais incompetentes.

Comentários encerrados.