Uma grande parceira em algum lugar do passado

Quando abraçamos uma causa, nossa convicção sobre ela deve ser suficiente para seguirmos confiantes. Porém, é tão bom quando sabemos que, muito antes da gente, alguma pessoa querida e reconhecida em seu país já pensava e lutava pelos mesmos ideais que nos animam.

Falo de Maria Elena Walsh que, durante os oitenta anos que esteve entre nós, até janeiro passado, fez a diferença no mundo com suas obras apaixonantes, sempre em favor das crianças e contra o materialismo. Escritora, compositora, cantora, dramaturga e cidadã ilustre da cidade de Buenos Aires, Maria Elena foi tão consistente como pessoa que até mesmo o simples fato de ser sua xará me deixou honrada. Foram cerca de 40 livros de poemas, canções, contos, novelas e peças de teatro, todos escritos com o coração e um profundo envolvimento com as questões sociais.

“Serenata para la tierra de uno” e a música do filme “A tartaruga Manuelita” são algumas de suas canções bem famosas. Mas tem uma, de 1966 (Uau, há 45 anos!) que parece ter sido composta para encorajar (e embalar) nosso trabalho no Projeto Criança e Consumo: a Marcha de Osias. É um ursinho de pelúcia que quer encontrar um bazar onde se venda coisas como, por exemplo, um relógio com tempo para brincar, um pouco de conversa para quando se estiver sozinho e outros produtos mágicos, simbolizando o triunfo do ser sobre a preocupação com o ter.

A história de Maria Elena vai longe e quem quiser mais detalhes basta acessar o artigo do amigo e jornalista Flávio Paiva em sua coluna no jornal Diário do Nordeste. Foi por meio dele que conhecemos um pouco da história dessa ilustre e desconhecida parceira do Projeto. Faz lembrar um pouquinho aquele filme “Nunca te vi, sempre te amei”, com a Anne Bancroft e o Anthony Hopkins, que história!

Embora nossas lutas pela proteção à infância não tenham coincidido no tempo, as canções dessa artista tão doce e ativista tão brava nos aproximam agora. Ouça a marchinha e mostre aos amigos, pais, professores e crianças que estiverem à sua volta. É uma forma de Maria Elena Walsh continuar viva, cantando e lutando por um futuro melhor para nossas crianças.