Em meados dos anos 90 a revista canadense Adbusters lançou um desafio para a população local: passar 24 horas sem comprar nada. Foi assim que nasceu o Dia Sem Compras - ou Buy Nothing Day, em inglês -, movimento que incentiva ação e reflexão sobre o consumo, propondo uma pausa na rotina de compras. Esse ano, o evento cai em 27 de novembro, dia em que estão todos convidados a passar sem comprar nada.

A ideia por trás da data é alertar para as consequências ambientais e éticas do consumismo e convidar a sociedade a repensar os impactos dos seus hábitos sobre o meio ambiente e sobre a população. Mais do que reciclar, a redução do consumo é essencial para a sustentabilidade do planeta.

Segundo dados do jornalista e estudioso do consumo André Trigueiro, a demanda de matéria-prima e energia cresce 30% a cada ano. No entanto, os recursos naturais são finitos. Pensar antes de comprar um produto ou serviço e fazer escolhas bem planejadas são atitudes simples que ajudam a diminuir a exploração de recursos naturais e também a quantidade de lixo que produzimos.

A cultura do consumo e a indústria da publicidade cada vez mais propagam a ideologia de que é preciso "ter para ser", o que é transmitido para as crianças e gera diversos problemas no universo infantil, como a diminuição das brincadeiras criativas, o consumo excessivo e a obesidade.

Saiba mais: Newsletter especial do Projeto Criança e Consumo sobre Sustentabilidade

Compartilhe :   
  1. Pedro
    Pedro em Quinta-feira 02 Dezembro 2010 19:03
    Muito Bom
  2. BETINHO DUARTE
    BETINHO DUARTE em Quarta-feira 12 Janeiro 2011 19:08
    AÇÃO VITORIOSA CONTRA O McDONALD's. UNICA E PIONEIRA NO MUNDO INTEIRO.
    Em 06 de agosto de 2003 entrei com uma representação no Ministerio Público Federal de Minas Gerais contra o McDonald's exigindo aplicação da lei ou seja que todos os produtos comercializados constasse nas embalagens o conteúdo dos mesmos
    BETINHO DUARTE

Comentários encerrados.