No dia 16 de maio, o programa Fala Sério, da Rede CNT, abordou a questão da adultização da infância e as consequências deste processo para as crianças em formação. A psicóloga Laís Fontenelle, coordenadora de Educação e Pesquisa do Projeto Criança e Consumo, foi a convidada da apresentadora Salette Lemos para debater o tema.

“Hoje estamos vendo não só a adultização da infância, mas também a infantilização do adulto. E por quê? Porque isso vende”, explicou Laís, falando sobre os apelos do mercado ao público infantil, que vem sendo inserido desde muito cedo no mundo adulto, por meio principalmente da relação direta com a mídia.

Laís e Salette falaram também sobre a perda da infância e a desvalorização do brincar. “Criança precisa brincar, colocar a mão na terra”, diz Laís. É por meio do brincar que a criança inicia o processo de socialização, aprendendo a conviver com os outros.  "Com a adultização, a criança perde a infância, que é uma fase imprescindível do seu desenvolvimento."

Assista ao vídeo.

Compartilhe :   
  1. @CELIAarc /CELIA  RIANI COSTA
    @CELIAarc /CELIA RIANI COSTA em Terça-feira 24 Maio 2011 15:20
    De todo este importante conteudo da entrevista vou pincelar algo sobre cultura: PORQUE HOJE EM DIA CINEMAS SO EXISTEM EM SHOPPING CENTER???? lembro-me das magestosas salas de cimena no centro da cidade. (o q acontece é fazer o link cultura-consumo).
    Parabens ao programa por abordar o assunto e ao alana por trabalhar com ele.
    Abraços

Comentários encerrados.