A volta às aulas é um momento muito prazeroso e esperado pelas crianças, que estão ansiosas para rever os amigos, saber quem são os novos colegas e aprender muitas novidades. Já para os pais esse retorno às aulas pode significar gastos acima do esperado em razão das monstruosas listas de material com apelo ao consumo.

O bombardeio de publicidade de material escolar como mochilas, estojos, cadernos e outros produtos dá a ideia de que, para começar bem o ano, é preciso estar com tudo novo. Além disso, as campanhas mercadológicas muitas vezes induzem a compra dos produtos da moda, frequentemente acompanhados de personagens licenciados.

É nessa época também que os fabricantes desses produtos aproveitam para fazer sua comunicação mercadológica voltada a crianças e adolescentes. Utilizando-se de pesquisas feita com o público infanto-juvenil, marcas como a Tilibra e a Foroni, produtoras de cadernos, colocam no ar campanhas que vão da TV às redes sociais, atingindo os pequenos em seus momentos de lazer.

Os produtos com personagens licenciados são os mais visados e caros. Desenhos animados e ícones juvenis estão nas capas dos cadernos e nas estampas das mochilas, provocando gastos acima do esperado para os pais, já que muitas vezes esses produtos chegam a custar 100% mais que aqueles sem personagens.

São poucas as escolas também que incentivam a reutilização do material escolar e orientam pais com relação a essa questão. Usar a mochila ou o estojo do ano passado que estão em bom estado não é vergonha e sim um exemplo de sustentabilidade.

Agora, você sabia que é ilegal cobrar dos alunos materiais de uso coletivo e exigir que os produtos sejam novos ou de determinada marca? Pois é... Para orientar pais e consumidores sobre os direitos e deveres na compra do material escolar, a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) lançou na quinta-feira (06/01) uma cartilha que orienta os consumidores na compra de material escolar.

Faça download em pdf da cartilha do Procon:
http://www.procon.sp.gov.br/pdf/acs_material_escolar.pdf

Compartilhe :   
  1. Claudia Cruz
    Claudia Cruz em Domingo 30 Janeiro 2011 10:52
    Ao invés de cadernos de marca, aproveite o momento com as crianças decorando cadernos tradicionais com recortes, adesivos ou qualquer outro material do heroi favorito! Depois, passe papel tipo "Contact" por cima para preservar por mais tempo.
  2. Tulio Kengi Malaspina
    Tulio Kengi Malaspina em Segunda-feira 31 Janeiro 2011 11:40
    Super!! Minha mãe sempre fez isso e eu adorava ter um caderno ÚNICO. Todo ano era uma diversão buscar as figuras e mensagens que gostaria de ter para aquele ano, é uma ótima experiência!

Comentários encerrados.