Em maio de 2011, a TV Cultura organizou o Workshop Vila Sésamo: As Crianças do Brasil, evento que convidou a sociedade civil e organizações sociais para debater a comunicação do canal dirigida a criança, reconhecendo o valor da criança dentro da sociedade brasileira e objetivando o uso da mídia como ferramenta para a educação.

Entre os pontos discutidos pelos diversos grupos de trabalho, estava a publicidade dirigida ao público infantil. O Projeto Criança e Consumo participou do evento, trazendo informações e reflexões relacionadas aos efeitos da publicidade dirigida a crianças e a transmissão de valores ao público infantil. O resultado foi bastante positivo, com aceitação de critérios bastante restritivos à publicidade infantil.

Entre as ações propostas ligadas a comunicação mercadológica dirigida a crianças estão oficinas com crianças que favoreçam a compreensão da linguagem e do discurso midiático que auxiliem as crianças menores a diferenciar programação de publicidade, campanhas de conscientização sobre o tempo adequado de exposição das crianças à TV com pais e educadores. No que toca ao marketing, o grupo colocou como essencial a elaboração de uma referência para licenciamento dos personagens do programa, podendo participar em campanhas de saúde pública, por exemplo, mas não na publicidade de produtos, além de não realizar marketing em escolas com os personagens.

Como produto final, o canal compilou um relatório com considerações e recomendações comunicacionais e curriculares, que traz estratégias e princípios que devem guiar a produção do canal, assim como suas ações educacionais. A TV Cultura mostrou que é possível abrir um diálogo com especialistas ligados aos direitos da criança, buscando fazer uma programação infantil ética e de qualidade, que tenha como meta a formação integral da criança, sem explorá-la como consumidor de produtos e conteúdo.

 

Compartilhe :   
  1. michel casão leite da silva
    michel casão leite da silva em Domingo 22 Julho 2012 15:11
    gostaria muito que meu subrinho Michel paricipace do debate infantil com as outras crianças pois ele é super fã do programa

Comentários encerrados.