Dica de sexta – Dia do Consumo Consciente traz reflexões sobre o estilo de vida contemporâneo

Amanhã, 15 de outubro, é Dia do Consumo Consciente. A data foi criada há dois anos pelo Governo Federal como forma de dar relevância às discussões em torno da educação ambiental e dos impactos de nossos estilos de vida na sustentabilidade econômica e socioambiental.

É cada vez mais necessário que todos nós façamos escolhas conscientes na hora de consumir e que nossas crianças sejam educadas desde pequenas com a ideia de que é preciso diminuir o impacto de nossas ações no meio ambiente. Isso significa não apenas conhecer conceitos como os da reutilização e da reciclagem, mas também e principalmente adotar o conceito de redução do consumo.

Não precisamos de tantos sapatos, roupas, brinquedos, objetos, eletroeletrônicos, carros para sermos felizes e bem sucedidos. Se cada um de nós fizermos a nossa parte por uma vida mais saudável e menos pautada no materialismo, perceberemos o início de uma transformação positiva para o planeta.
Algumas dicas para quem quiser aproveitar a data para se nutrir de informação e se engajar nesse movimento:

– A nossa newsletter especial “Criança e Consumo Entrevistas – Sustentabilidade” tem a participação de vários especialistas que discutem a relação entre consumo e sustentabilidade. Vale a pena reler!

– A educadora Tânia Aversi fala sobre a importância da Educação Ambiental nos dias de hoje. A formação de um consumidor consciente depende muito desse processo.

– No domingo, dia 16, o Instituto Akatu está organizando um piquenique em São Paulo. O encontro será no caramanchão do Portal 7 do Parque Ibirapuera, a partir das 11h. Para saber mais, basta acessar o site do instituto.

– Se você não estiver na capital paulista, invente um piquenique na sua cidade com amigos e vizinhos. E ao invés de alimentos industrializados, tente fazer você mesmo um bolo, um pão, um suco para levar na sua cesta.

E claro, procure adotar práticas de consumo consciente no seu cotidiano, lembrando que as suas atitudes se refletirão positivamente na formação de seus filhos e das outras crianças com as quais você convive.