Questão de ética: será que publicidade dirigida a crianças será aceita no futuro?

Marido batendo na esposa, bebê falando para a mãe fumar, criança branca falando para a negra se limpar… Uma compilação do site OWNI.EU mostra 48 publicidades antigas que não seriam aceitas atualmente. São propagandas que anunciam seus produtos de forma machista, preconceituosa e antiética. Vale tudo para vender?

Embora vistos como normais até metade do século passado, hoje em dia são reprovados pela sociedade por transmitir valores incongruentes com o mundo que queremos formar.

Pensando nisso, vale refletir sobre como os comerciais dirigidos ao público infantil serão vistos no futuro. Embora sejam comuns hoje em dia, com a maior conscientização da sociedade não serão eles também identificados como aberrações? Muitas das comunicações mercadológicas denunciadas pelo Criança e Consumo já chocam ao estimular cada vez mais a criança ao consumo, transmitindo valores bastante questionáveis como o incentivo à violência o uso de imagens sexualizadas de crianças pequenas.

Talvez, no futuro, o simples fato de direcionar a publicidade para o público infantil seja considerado absurdo. Pense a respeito!