Venho de uma cidade conhecida pelas folias de Carnaval: o Rio de Janeiro. Cresci pensando nas fantasias que iríamos criar para usar nos quatro dias de festa. Eram piratas, bailarinas e tudo mais que a imaginação mandasse.
Hoje a realidade é outra – um tanto quanto triste para mim. A folia e o lúdico nas festas de Carnaval foram substituídos pela celebração de personagens licenciados em fantasias. As princesas da Disney, super heróis e os personagens dos desenhos dos canais infantis invadiram as ruas.
Que tal invertermos essa dança e criarmos fantasias bem bacanas junto aos nossos pequenos? Use o baú de sua imaginação e faça com que meias velhas virem luvas, saias coroas e lençóis capas. Tenho certeza que as crianças vão se divertir a valer. E para os cariocas fica a dica:
No sábado, dia 26, das 10h às 13h, terá o animado BLOCO DA PRACINHA, concentra, mas não sai, na Praça Pio XI, no Jardim Botânico com oficina de adereços e fantasias com a arte-educadora Rosa Gestzy e a figurinista Teresa Nabuco, troca-troca de fantasias, prêmio para melhor fantasia e a poderosa bateria mirim “As meninas do Nós” e, ao final da brincadeira, um rolê na praça marca mais um animado carnaval no lugar.