Para promover uma nova linha de produtos infantis, a Grendene lançou uma publicidade dirigida a esse público. As sandálias da Coleção Barbie 2011, da Grendene Kids, se utiliza da boneca ícone do universo das crianças para vender produtos. O uso de mercadorias com personagens licenciados vem cada vez mais sendo utilizado pela marca para atrair a atenção dos pequenos, que querem comprar o produto do seu personagem ou brinquedo favorito.
O comercial, que visa “garotas que adoram moda”, segundo material de divulgação da agência responsável pela campanha, mostra duas garotas que folheiam revistas e podem experimentar qualquer roupa mostrada em suas páginas com o toque dos dedos.
O filme termina ainda perguntando ao público “Qual Barbie você quer ser?”, estimulando as meninas a desejarem acompanhar os padrões de moda e estética de uma boneca de plástico. A comunicação mercadológica continua na internet, através de banners que visam “a interatividade das garotas” que “através de um clique podem criar looks de arrasar”.
A peça publicitária, que é claramente dirigida ao público infantil, insere as meninas em um ambiente de comportamento adulto e consumista, promovendo a confusão entre a realidade e a fantasia. Esses foram os mesmos motivos de uma representação do Criança e Consumo contra a empresa em 2009, pela comunicação mercadológica de outros produtos que se utilizavam de personagens infantis, como Ben10, Hello Kitty e Moranguinho.