Após a publicação de nota na coluna da Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo de ontem, o parecer do Conar sobre denúncia feita ao McDonald’s, que continha comentários e piadas ofensivas ao Instituto Alana, repercutiu na mídia e nas redes.
Leia abaixo a íntegra da nota publicada na Folha:
BRUXA
O Conar, órgão que regula a publicidade, arquivou a denúncia do Instituto Alana contra comercial que o McDonald’s exibia antes das sessões do filme “Rio”. O parecer, assinado por Enio Basilio Rodrigues, diz que “vale a fantasia de trocarmos o nome [do] instituto por outro mais característico -a Bruxa Alana, que odeia criancinhas”. E ainda: “Ao contrário dos EUA, aqui o McDonald’s não é vício, é aspiração.” “Cada vez mais crianças pedirão um brinquedo para o pai e este orgulhosamente dirá: “Sim, eu posso. Queira ou não a Alana”.”
BRUXO
O Instituto Alana diz não respeitar mais o Conar. “Até esse voto, reconhecíamos o órgão como um conselho de ética. Mas nos desrespeitam, com difamação e injúria. Isso mostra claramente que a autorregulamentação não é séria”, diz a advogada Isabella Henriques, do Alana. O Conar diz que seu relator tem “liberdade plena de opinião”, ainda que elas “pertençam só a ele”.
Abaixo, alguns perfis que repercutiram o caso no Twitter:
@julio_hungria: Acho que o relator perdeu a razao qdo se deixou levar pela piadinha
@Lalolealfilho: Conar debocha do Instituto Alana e acaba com o pouco que ainda tinha de credibilidade. Autoregulamentação só interessa a quem autoregula.
@Lalolealfilho: Minha solidariedade ao Instituto Alana, entidade séria e respeitada, afrontada com deboches pelo Conar.
@elisaaraujo: Relator do Conar debocha do Instituto Alana e arquiva denúncia contra o McDonald’s http://bit.ly/jAMJrA
@institutoakatu: Que papelão, Conar!!! Desrespeitar dessa maneira o Instituto Alana, uma ong com trabalho excelente alertando sobre… http://fb.me/Im3vUuT3
@andicomunicacao: Para Instituto Alana (@criancaeconsumo) o CONAR extrapolou os limites da ética e do razoável http://t.co/o11pOOq
@luisnassif: O caso do Instituto Alana no Conar: Cláudia Stefani Da … http://bit.ly/iiQZBi
E você? O que acha do parecer do Conar? Leia a íntegra do parecer em PDF e opine.